A Sol Pedras recebeu prêmio inédito na 8ª Exposição Internacional de Invenções de Kunshan (China), de 19 a 22 de novembro. Na segunda feira mais importante da Ásia, entre mais de 80 projetos internacionais na categoria de sustentabilidade e proteção ambiental, a empresa de rochas ornamentais de Foz do Iguaçu, representando o Brasil, conquistou medalha de bronze com seu programa de logística reversa para resíduos rochosos de marmorarias.

O Programa Resíduo Zero da Sol Pedras conseguiu impressionar o público e os juízes pela versatilidade no atendimento de três atuais e importantes demandas chinesas: sustentabilidade ambiental, inclusão e aplicação do programa na construção civil.

Essa não é a primeira vez que a empresa paranaense se destaca no cenário de inovação e sustentabilidade. O Programa Resíduo Zero teve seu reconhecimento nacional ao ser premiado com medalha de ouro (categoria Infraestrutura de Projeto) e medalha de prata (categoria Sustentabilidade) no 2° INVENTABRASIL, feira internacional de inovação tecnológica, em 2012, no Espírito Santo, maior produtor brasileiro de rochas ornamentais. Recebeu agora o reconhecimento internacional pelo seu trabalho sustentável há 14 anos. A Sol Pedras é a primeira empresa paranaense e brasileira premiada em sustentabilidade na feira asiática integrante do circuito internacional da IFIA (International Federation of Inventor’s Associations), entidade responsável pelos principais eventos de inventividade e inovação do mundo, entre eles, as feiras de Genebra, Hannover, Seoul, Taipei e Pittsburgh.

 

O Evento

Na edição de 2014, a Feira de Kunshan – Exposição Internacional de Invenções – reuniu 32 países que representaram os cinco continentes. No evento, foram exibidas mais de 3500 invenções divididas em mais de 20 categorias.

Os brasileiros, representados pela Associação Brasil Internacional de Inventores e Pesquisadores Inovadores (ABIPIR), apresentaram ao público e à comissão julgadora oito invenções desenvolvidas por inovadores capixabas e paranaenses. Mesmo com a pequena quantidade de trabalhos inscritos, o país foi segundo país mais premiado no megaevento, um marco histórico para a inventividade e inovação brasileiras.

Os resultados comprovaram que o Brasil tem potencial para competir com países mais desenvolvidos no que diz respeito ao talento inovador para a pesquisa e desenvolvimento de produtos, processos e serviços.

A ABIPIR

Neste final de 2014, a ABIPIR, instituição privada sem finalidade de lucro, passou a representar a América Latina ao tomar assento no Comité Executivo (ExCo) da IFIA, presente em 89 países. O Brasil e a América Latina integram agora seleto grupo de 20 países que operacionalizam os mais importantes eventos de inovação e inventividade do planeta. Neste momento, a ABIPIR está organizando o Comité Latinoamericano da IFIA, com integrantes dos países componentes da geografia regional e se prepara para abrir seu escritório de representação internacional no primeiro semestre de 2015, em Vitória, Espírito Santo.

Bronze Sol Pedras DSC_0651
Medalha de bronze (“bronze medal”) do Programa Resíduo Zero para Marmorarias (“Zero Waste to Marble Mills”)

 

Captura de tela inteira 20122014 173926

 

P1030764

* Por Mariângela Luckmann.

Compartilhe: