No dia 05 de dezembro de 2015, um sábado ensolarado em Foz do Iguaçu – PR ocorreu durante toda a manhã e tarde na faculdade União das Américas o I  Encontro  de  Voluntários  da  Tríplice  Fronteira. Neste evento  reuniram-se voluntários, estudantes e empresários  para debater sobre assuntos relacionados ao voluntariado, incentivar atitudes e projetos solidários, unir esforços para crescer juntos e aproveitar também para comemorar o Dia Internacional do Voluntário.

O Encontro começou com a apresentação do coral Cantate Domino  de Foz do Iguaçu – PR e São Miguel do Iguaçu – PR regido pelo maestro Gilmar dos Santos Moreira, tendo como primeira música cantada,  uma música africana criada em homenagem ao fim do Apartheid, que encheu o auditório de  energias e sentimentos de paz e união. O coral seguiu cantando mais duas apresentações musicais.

Após a apresentação do coral, o Encontro prosseguiu com a mesa 1 de palestras e debates composta por: Fernanda Fedrigo da Trilha Jovem Polo Iguassu, Flávio Machado pastor voluntário da Comunidade do Bambu e da Andradina, Lilian Paparella, coordenadora do Programa Força Voluntária da Itaipu Binacional, Phelipe Mansur, líder empresarial e âncora do Programa A Hora do Voluntário na Rádio Cultura AM e Eduardo Alfredo Galeano da Fundação Amigos de Los Parques Argentina. O Debate nesta mesa trouxe importantes contribuições a temática do voluntariado, tais como: a importância de se investir no crescimento do voluntariado empresarial na região, o  aprofundamento de ideias referentes ao  político voluntário com exemplos de políticos no Brasil que já atuam na condição de políticos voluntários, também trouxe exemplos de serviços voluntários que vem crescendo em Foz, como o de cuidados aos animais, além de sugestões para o crescimento do voluntariado na região.

Na parte da tarde, a mesa 2 teve a presença dos seguintes palestrantes: Ryon Braga representando a Uniamérica, falou sobre a importância da educação como instrumento transformador da sociedade e dos projetos sociais, integradores que estudantes da faculdade vêm realizando. Joyce Penagos, estudante da Unila, expôs sua rica e abrangente trajetória no voluntariado dando exemplo pessoal de foco em ajudar os outros desde cedo. Logo depois, Paulo Camargo, Diretor da empresa Fozdet e representante da Rotary International, contou a história da fundação do Rotary por Paul P. Harris em 1905 e   apresentou projetos e experiências de voluntários do Rotary no mundo inteiro. Após, Ronaldo Cleber, contou a ligação de sua história de vida  originando a criação do Programa Um Chute para o Futuro que hoje ajuda mais de 250 crianças e adolescentes no bairro Porto Belo em Foz do Iguaçu. Para fechar as palestras da mesa 2, o psicólogo Sidney Ribeiro da Aldeias Infantis SOS Brasil em Foz falou sobre o Acolhimento Institucional realizado pelas casas-lares, do objetivo de integrar social e familiarmente crianças, adolescentes e de novas iniciativas no voluntariado da Aldeias.

Antes de se iniciar a mesa 3, a Cosmoethos, Associação Internacional de Cosmoeticologia, apresentou um vídeo denominado: Da Ética a Cosmoética (ética universalista) contendo ao final um depoimento do Prof. Waldo Vieira, propositor da ciência Conscienciologia.

A mesa 3 contou com a rica experiência de Nuno Maia, Coordenador de Projetos do Polo Iguassu que falou sobre a produção de projetos,  etapas e revisão técnica dos mesmos e também com a apresentação da jornalista Isabela Lustosa, consultora em Captação de Recursos pela Lustosa Assessoria e Consultoria em Captação de Recursos  que explicou informações valiosas para captar recursos para projetos, tais como: leis do incentivo, verbas parlamentares destinadas legalmente para projetos.

O Encontro também teve a participação de 8 stands, os participantes dos stands foram: Risoterapia, do Centro de Nutrição Infantil, da Cosmoethos, das Aldeias Infantis SOS Brasil, do CEAEC, da Fundação de Los Parques da Argentina, do setor de voluntariado da UNIAMÉRICA e do Shop4Help.

Ao final, a Coordenadora Geral do I Encontro de Voluntários da Tríplice Fronteira, Aline Niemeyer, doou os alimentos não perecíveis e os produtos de limpeza arrecadados no evento para a instituição Um Chute para o Futuro e comentou que o I Encontro de Voluntários da Tríplice Fronteira foi muito rico e produtivo em termos de aprendizado e de integração dos voluntários da região. Finalizou comentando sobre os preparativos e a união de esforços de pessoas que já se disponibilizaram em ajudar no próximo Encontro de Voluntários da Tríplice Fronteira, do ano que vem e ainda ressaltou a ideia de que o voluntariado ultrapassa fronteiras ideológicas e religiosas e de que juntos nosso trabalho é bem mais abrangente e vamos mais longe.

Cosmoethos I Encontro

Risoterapia

foto para gazetinha

aline e Rotary

foto 2 para Gazetinha

*Por Aline Niemeyer.

Compartilhe: