No dia 21 de fevereiro de 2015 após o Círculo Mentalsomático foi lançado o livro Lastanosa Memória e História do Intelectual e Holotecário do Século XVII de autoria de Laura Sánchez. O Portal da Conscienciologia fez uma entrevista sobre o seu neolivro:

Como foi a pesquisa para fazer essa obra sobre Lastanosa?

Durou praticamente 9 anos, pois quando a gente começou no ano de 2005 não existia praticamente material para pesquisa. Encontrei na internet o Instituto de Estudios Altoaragoneses em Huesca – Espanha que estava se dedicando a pesquisar a figura de Lastanosa depois de 400 anos de memoricídio, fui até lá e me doaram grande quantidade de livros, tudo em dobro, tanto para minha coleção pessoal quanto para Holoteca. Além da Espanha foi necessário viajar para outros locais para conseguir manuscritos do próprio Lastanosa. Pouco a pouco fui fazendo minha biblioteca. Foram muitos anos de recompilação e pesquisa.

De tudo que você pode analisar o que chamou mais atenção?

Lastanosa era de uma abertura de pensamento inusitada para aquela época onde informação e cultura era só para clero ou monarquia. Lastanosa não era nobre mas tinha uma posição social muito acomodada. Entre suas capacidades, ele era um aglutinador e tirava proveito dessas relações em prol dos outros. Ele abria seu palácio e sua holoteca para pessoas que não tinham cultura inclusive para os que não tinham sapatos, o que era impensável naquela época.

E que mensagem você poderia passar para as pessoas da Conscienciologia que tem o interesse em estudar o Lastanosa, e que mensagem você pode passar?

Se pudéssemos fazer um paralelo do século XXI com o século XVII poderíamos fazer uma comparação do professor Waldo com o Lastanosa por tudo que ele fazia. Naquela época ele se destacou por sua cosmovisão. Ao estudar o Lastanosa as pessoas podem identificar ambientes, círculos intelectuais, as tertúlias que ele fazia ou ainda se encaixar no sociograma que o livro traz. Acho que não tem como ler o livro e não sentir o peso da sua responsabilidade perante a sua própria intelectualidade.

laura lastanosa

Laura nara

laura malu

livro lastanosa

Álbum de fotos do lançamento – link

* Por Alexandre Pereira.

Compartilhe: