Acontece no dia 21 de novembro, no Campus ARACÊ, o I Simpósio de Psicologia e Reeducação da Consciência. O evento é uma parceria da ARACÊ com o Conselho Federal de Psicologia – CFP.

No Espírito Santo apenas 2 projetos foram contemplados no Edital do CFP para apoio com passagem e hospedagem na realização de eventos científicos. Das 113 propostas enviadas, 62 receberam apoio.

A parceria viabiliza a apresentação e lançamento de livro da renomada psicóloga Dra. Mônica Portella, com o tema “Contribuições da Psicologia Positiva para a Autopesquisa”.

A Psicologia Positiva, iniciada por Seligman em 1998, representa uma quebra de paradigma dentro do campo da Psicologia. Tem por objetivo investigar qualidades e auxiliar no funcionamento da pessoa saudável, melhorando a qualidade de vida e auxiliando a prevenir doenças mentais.

Serão discutidas as contribuições da Psicologia Positiva para o campo da Autopesquisa, como por exemplo, o mapeamento e trabalho com a cognição saudável; a importância da autoeficácia; emoções positivas; otimismo e resiliência; identificação, manejo e potencialização das forças humanas, tais como, talentos, pontos fortes, virtudes e habilidades; metas em diferentes áreas da vida; estabelecimento de uma existência que vale a pena ser vivida.

Mônica Portella é psicóloga, diretora científica e de cursos de extensão; pós- doutora em Psicologia (PUC-RJ); doutora em Psicologia Social (UFRJ); mestre em Psicologia Cognitiva (UFRJ). Professora/supervisora da equipe clínica, de coaching e docente do PSI+ e da Pós-Graduação em Psicologia Positiva; psicoterapeuta Cognitivo- Comportamental Positiva; pioneira em Psicologia Positiva no Brasil; autora de livros e artigos sobre Psicologia Positiva, Comunicação Verbal e Não-Verbal e Controle do Stress.

O Simpósio contará também com a participação da mestre Andréa Santos com o tema “Subjetividades Contemporâneas: resgate da autonomia e capacidade reflexiva à luz da fenomenologia existencial”. Andréa Santos é psicóloga clínica, mestre em Sociologia Política; docente universitária; pesquisadora do tema Juventudes Contemporâneas.

O evento é gratuito e aberto ao público e faz parte da programação do Ciclo de Equalização Docente (EQD) da ARACÊ.

I Simpósio de Psicologia e Reeducação da Consciência
Inscrições e informações: e-mail
Fones: (28) 9 999864012 / (27) 9 97392400 – site
* Por Eliane Stédile.
Compartilhe: