A proposta do curso Leitura Lúcida é de otimizar a criticidade e a tecnicidade do pesquisador em relação às escolhas de leituras de diversificadas fontes, fornecendo instrumentos e técnicas para o aproveitamento útil e evolutivo de conteúdos grafados. Dessa forma, esse curso sugerido pelo prof. Waldo Vieira, irá mesclar módulos presenciais e virtuais (EAD), aulas gravadas no estilo de conferência TED (Tecnology, Entertaiment, Design), além de de experimentos no Holociclo e na Holoteca e com preceptores para auxílio entre os 4 módulos.

Para falar mais desse curso original, Adriana Kauati concedeu entravista ao Portal da Conscienciologia:

Na Conscienciologia muitas propostas de cursos são voltadas para escrita. Qual a intenção de fazer um curso voltado para a leitura lúcida?

Adriana: Foi uma solicitação do professor Waldo para fazer um curso e futuramente um livro sobre Leitura Lúcida, ainda, que o curso fosse bem amplo, ou seja, incluir jornais, revistas, teses, internet, tudo. Nosso público tem o hábito de ler só coisas da conscienciologia devido à diversidade de materiais. É preciso ler materiais de outras ciências, de outras áreas para poder ampliar o conhecimento. Como ter uma cosmovisão só estudando as coisas da conscienciologia?

Dessa forma, é um curso que vai ter várias edições diferentes, modular e no momento com o subtítulo: leitor crítico, escritor tarístico. Para escrever sobre uma coisa você deve ler sobre aquilo. Por exemplo: a pessoa quer escrever sobre coragem, então é necessário saber o que o mundo inteiro fala sobre coragem, como a coragem afeta na profissão, como afeta em termos de neurociências. Tem que ter uma visão ampla para escrever e até mesmo para se evitar escrever o que já foi escrito.

O curso é feito em 4 módulos para poder abranger tudo?

Adriana: Sim. O curso apresentara várias técnicas diferentes porque ler uma tese é diferente de ler o artigo de uma revista, que é diferente de ler um jornal, ainda, haverá técnicas para selecionar o material de leitura.

Além disso, o curso conta com preceptores para acompanhar e auxiliar os alunos durante o curso inteiro proporcionando assim colocar na prática o experimento, e com isso resolução de dúvidas como, por exemplo: muita gente acha que temos que ler o livro do inicio ao fim – não necessariamente – depende do objetivo.

Qual a metodologia que vai ser utilizada nesse curso?

Adriana: A metodologia será pelo Sistema Moodle. Algumas aulas serão transmitidas EAD ou presencialmente no CEAEC. Primeiramente serão apresentadas as técnicas, tais como leitura, escolha do material, percepção de ambiente, experimentos no holociclo e holoteca. Depois serão liberadas aulas já gravadas estilo TED, que são aulas com duração aproximada de 17 minutos, objetivas e com temas variados. Exemplo: como ler um livro de filosofia se não entendo nada de filosofia? Em geral as pessoas começam a ler e logo perdem o interesse, pois não conhecem a melhor técnica. Isso vai estar nas aulas.

Para cada aluno será sorteado um preceptor que vai estar disponível para tirar as duvidas do primeiro dia de aula até o final do curso, que terá duração de 3 a 4 meses. O curso contará ainda com 2 aulas EAD e no fim do módulo as pessoas vão poder trazer seu labcom: como foi o experimento, o que aprendeu e o que otimizou.

O que você considera essencial para se tornar um leitor lúcido?

Adriana: A maior dificuldade das pessoas é o interesse em ler, manter aquele ritmo de leitura. Ao pegar um livro muito pesado daquele conhecimento que você não tem pode ser difícil, às vezes é necessário pegar um livro mais leve, para dar uma visão geral. A vontade é o primeiro passo, o resto é questão de técnica.

Qual a mensagem final para os alunos interessados no curso?

Adriana: Convidar todos para fazer o experimento junto com a gente. A equipex do curso conta com os ex-escritores e ainda com o Serenus: Serenão que apareceu aqui para ajudar a tirar o povo do marasmo. A leitura é um modo de sair do marasmo. Quem quer escrever sua obra prima com qualidade tem que ler com qualidade.

 

“Como ter uma cosmovisão só estudando as coisas da conscienciologia?”

***

O início do cuso será dia 29 de março de 2015 e conta com a seguinte equipe docente:

– Adriana Kauati

– Eliana Manfroi

– Julio Almeida

– Marcello Paskulin

– Ninarosa Manfroi

– Ricardo Dias.

Informações e Inscrições: (45) 3525-2652 – recepção do CEAEC.

leitura lucida_jpg

folder_leituralucida_interno

 

* Por Alexandre Pereira, Aline Niemeyer e Vanessa Mancino.

Compartilhe: