Megacentro Cultural Holoteca

Megacomplexo Cultural Holoteca da Cognópolis, também Centro Cultural Holoteca, ou simplesmente Megacentro Holoteca, é um espaço cultural a ser construído em Foz do Iguaçu, que abrigará salas de exposiçoes, um teatro-auditório coberto, palco externo para eventos ao ar livre, uma holoteca e área de alimentação.

O projeto foi assinado em setembro de 2008 e entregue por volta do mesmo ano pelo arquiteto Oscar Niemeyer e, segundo divulgado, já está em execução desde o começo de 2012.

Consolidação do projeto e finalidade

O projeto foi desenvolvido gratuitamente por Oscar Nienmeyer, por intercessão de Maria Estela Kubitschek. Também participam do projeto de construção o diretor-geral Jorge Samek e o engenheiro José Carlos Sussekind.

A construção do Megacentro Holoteca tem como propósito expandir o acervo da atual Holoteca e inserir esta no contexto turístico de Foz do Iguaçu, como oferta de cultura e conhecimento gratuitos, transformando o bairro Cognópolis, em contraste às Cataratas do Iguaçu, em um polo turístico e cultural de repercussão a nível nacional.

Holotecologia – Revista do Megacentro Cultural Holoteca foi lançada em 2013, visa divulgar o projeto e fornecer informações a respeito do significado e alcance da Holoteca.

Acervo

Atualmente a holoteca conta com mais de 2 mil títulos de filmes e documentários relacionados a pesquisa dos fenômenos conscienciológicos. 85 mil obras estão disponíveis para pesquisa, num total de 690 mil artefatos do saber.

© 2023 Foz do Iguaçu. All rights reserved Unicin
protocolo@unicin.org
www.unicin.org

© filmagem aérea. Copyright. SkyTakes