Waldo Vieira (Monte Carmelo, 12 de abril de 1932 – Foz do Iguaçu, 2 de julho de 2015) foi um médico cirurgião-plático e especialista em cosmetologia, dentista, projetor consciente e parapsíquico, além de lexicólogo, autor de várias obras. É considerado o primeiro conscienciólogo pelo fato de ter sido o propositor da Conscienciologia e da Projeciologia.

Na juventude se radica em Uberaba, Minas Gerais, onde se gradua em Medicina e Odontologia. Quando ainda estudante (1955) conhece pessoalmente o médium Chico Xavier e juntos desenvolvem nos anos 1950-60 trabalho mediúnico em conjunto no centro espírita “Comunhão Espírita Cristã”, que fundaram em Uberaba. Posteriormente Waldo Vieira se desliga do Espiritismo para se dedicar, de modo livre e científico, à pesquisa parapsíquica.

Em 1979 lança o livro Projeções da Consciência: Diário de Experiências Fora do Corpo Humano, atraindo a atenção dos interessados na Projeciologia, para em 1981 co-fundar o “Centro da Consciência Contínua”, dedicado a pesquisa das experiências fora-do-corpo e estados alterados da consciência. Em 1986 lança o tratado Projeciologia: Panorama das Experiências da Consciência Fora do Corpo Humano, com a primeira edição de 5000 exemplares, distribuída gratuitamente entre pesquisadores e bibliotecas do país e do exterior. O tratado consiste em uma exaustiva pesquisa (mais de 1900 referências bibliográficas de 37 países) que chancela o estudo sério e científico sobre o assunto. Tal tratado fundamenta também os estudos da Projeciologia e Conscienciologia e é considerado hoje a principal obra brasileira sobre projeções da consciência. Ao longo dos anos Vieira também montou uma considerável biblioteca sobre a projeção da consciência e relacionados, incluindo milhares de referências populares e científicas na temática. Mais tarde consolida a Conscienciologia na condição de neociência com a criação do campus do CEAEC e de outras instituições conscienciocêntricas em Foz do Iguaçu, Paraná.Em janeiro de 2000, fixou residência no Campus CEAEC onde escreveu seu mais audacioso projeto, a Enciclopédia da Conscienciologia. Paralelamente à produção da Enciclopédia, publicou 5 tratados científicos: Homo sapiens reurbanisatus (2003), Homo sapiens pacíficus (2007), Dicionário de Argumentos da Conscienciologia (2011), Dicionário de Neologismos da Conscienciologia (2014) e o Léxico de Ortopensatas (2014).

TRATADOS

Em 1995, Waldo Vieira implantou o Centro de Altos Estudos da Conscienciologia – CEAEC, dando início à constituição do Bairro Cognópolis (Cidade do Conhecimento) em Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil.

Ao doar sua biblioteca particular ao CEAEC, foi possível estruturar a Holoteca, que dispõe de um dos maiores acervos do mundo relacionado a fenômenos parapsíquicos.

No Holociclo, área especializada em Lexicografia, Waldo Vieira capacitou equipes de pesquisadores para o desenvolvimento da Enciclopédia da Conscienciologia, a qual conta com milhares de verbetes referentes ao amplo universo da consciência.

O vasto legado de Waldo Vieira é o consistente, vigoroso e inspirador conjunto de ideias concretizadas em monumentos construídos materialmente e energeticamente, prédios e espaços consolidados na criação do Bairro Cognópolis em Foz do Iguaçu, porém, sobretudo concretizadas através de obra registrada por escrito ainda para serem exploradas plenamente.

Conheça as pontoações de Waldo Vieira

Você pode acessar os vídeos de Waldo Vieira pelo CANAL DO TERTULIARIUM. Destacamos alguns aqui para que você possa conhecer melhor as informações importantes discutidas pelo propositor da Conscienciologia sobre diversos aspectos relacionados à nossa vida evolutiva cotidiana, vidas passadas, a reurbanização extrafísica, o Curso Intermissivo, projeção da consciência dentre muitas outras.

© 2023 Foz do Iguaçu. All rights reserved Unicin
protocolo@unicin.org
www.unicin.org

© filmagem aérea. Copyright. SkyTakes