O site da Conscienciologia recebe agora um novo formato editorial após extensa pesquisa, discussões e muita energia em um processo de colaboração e dedicação de várias pessoas. A Comunicons, criadora do Portal, realizou no passado um excelente trabalho que, por força das circunstâncias, teve que ser paralisado. Assim sendo, a Comunicons procurou o Secretariado da UNICIN e transferiu a guarda editorial do portal.
Devido à grande relevância do projeto coube à UNICIN o trabalho de orientar a reformulação da linha editorial do site. Através de solicitação do Secretariado, o Conselho de Intercomunicação assumiu o projeto de recuperação. A metodologia de trabalho utilizada foi a do Scrum, um framework bastante eficiente na gestão de projetos complexos e que pretendem ser mais dinâmicos e pragmáticos.
Como parte da metodologia ouvimos todas as partes interessadas: Comunicons, UNICIN, Conselho de ICs e os voluntários que contribuiram em uma pesquisa quantitativa denominada de Fala, Voluntário!

Conversarmos com membros do Conselho de Epicons e do Colegiado da Conscienciologia. Recebemos, em todo tempo, muito apoio, sugestões e principalmente assistência.

Constituímos uma equipe de trabalho com voluntários de Foz do Iguaçu, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Pernambuco. Como resultado recebemos os seguintes indicativos orientadores de nosso projeto de reformulação editorial:
- Atender os intermissivistas, voluntários da CCCI e um público cuja “persona” estamos estudando ainda mas que é bastante interessado em temas de parapsiquismo, projeção lúcida e energias conscienciais.
- Oferecer uma linguagem mais didática sem abrir mão da riqueza dos neologismos da Conscienciologia.
- Seguir uma linha editorial mais informativa, noticiosa, buscando conteúdos de valor para nossos leitores, dentro das condições técnicas e operacionais as quais dispomos nesta etapa do projeto.
- Prestar serviço à Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional – CCCI – tendo como diretriz editorial a construção de uma agenda que beneficie a todas as suas instâncias.
- Como princípio editorial o Portal da Conscienciologia não se presta à comercialização de cursos, produtos ou qualquer outro tipo de ação que não seja a de noticiar e informar ao nosso público leitor.
- Ter um design “clean”, simples e de fácil visualização.
- Ter o foco na experiência, centricidade e necessidade de nossos leitores, mantendo canais de interação constantemente abertos com a comunidade.
- Obter boa vontade da CCCI quanto à importância do projeto buscando o envolvimento colaborativo, aberto e desimpedido para que a produção de conteúdo seja a expressão da Conscienciologia e seus voluntários.
- Na condição de minipeças de um macromecanismo multidimensional manter rapport constante com as equipes extrafísicas que nos orientaram – como premissa básica – a transformar o processo comunicacional na CCCI em “infraestrutura do discernimento”.
- Tendo como ponto de partida a aplicação de princípios conscienciológicos ao processo de comunicação firmamos um compromisso de manter o holopense do portal da Conscienciologia focado na interassistência e nos esforços de reurbanização extrafísica. Além de gerar conteúdos de esclarecimento sobre os conceitos básicos da Conscienciologia, nossa intenção é assistir, de modo cosmoético, todos aqueles que, de um modo ou de outro, foram beneficiados com o movimento da reurbanização extrafísica.
Comunicação na era digital – Uma parte de nossos esforços veio justamente da discussão no Summit de Comunicação realizado em maio de 2019, onde as equipes de Trabalho apresentaram relatórios que destacavam a necessidade de se modernizar as entregas de comunicação entre os diversos meios e projetos na CCCI.
O Relatório destacou, também, que o processo de comunicação na era digital provocou mudanças dramáticas no modo de se produzir mensagens e informação. Os meios tradicionais estão em declínio e dispositivos móveis como smartphones, tablets e notebooks mudaram em poucos anos a face de um mercado baseado em suportes tecnológicos como a televisão, rádio, jornais, revistas etc.
O desafio da comunicação conscienciológica é saber utilizar as ferramentas de marketing e de planejamento para obter mais conteúdos de valor, ou seja, assistenciais, esclarecedores, evolutivos. O compromisso que muitos de nós firmaram no período intermissivo diz respeito a algum tipo de interação com pessoas, desta ou de outra dimensão. A comunicação é uma das mais importantes.
