As Instituições Conscienciocêntricas (ICs) são organizações cujos objetivos, metodologias de trabalho e modelos organizacionais estão fundamentados no paradigma consciencial. A principal atividade das ICs é apoiar a evolução das consciências através da tarefa do esclarecimento (tares), pautada nas verdades relativas de ponta (verpons), encontradas nas pesquisas realizadas no âmbito da Ciência Conscienciologia e respectivas especialidades.
Todas as ICs são associações independentes, de caráter privativo, sem fins de lucro e mantidas predominantemente pelo trabalho voluntário de professores, pesquisadores, administradores e profissionais de diversas áreas.
As instituições realizam pesquisas e aplicação de técnicas e paratécnicas, visando a implementação e a expansão da Conscienciologia no Planeta, através da realização de palestras, conferências, cursos, debates, seminários, jornadas, oficinas, simpósios, congressos e atividades gratuitas, bem como projetos culturais e socioambientais com vistas a favorecer a reeducação das consciências
Voluntariado
Embora existam diferentes formas de voluntariado na sociedade em que vivemos, o voluntariado conscienciológico prioriza o esclarecimento aos seres humanos e seres extrafísicos.
De modo prático, o voluntariado conscienciológico é uma oportunidade para a consciência (alma, ego, ser multidimensional) desenvolver-se, melhorar-se e, ao mesmo tempo, praticar a interassistência, de modo lúcido, racional, anônimo e cosmoético (além da ética humana).
Normalmente, o voluntário da Conscienciologia atua num holopensene com o qual tem mais afinidade, durante um período da existência intrafísica, realizando tarefas administrativas, pesquisísticas e esclarecedoras para si e para outrem.
As tarefas administrativas garantem a manutenção da infraestrutura para a realização das demais atividades definidas e desenvolvidas pela Instituição Conscienciocêntrica (IC), e destinadas ao público afinizado com tais ideias.