
A Comunicons preparou uma semana inteira, de 22 a 30 de julho, para debater e trabalhar os traços que favorecem a linguagem interassistencial, com autores, especialistas, oficinas, cursos, minicursos e verbetes para alavancar a qualificação da expressão dos participantes.
A semana inicia nos dias 22 e 23 de julho, recebendo a pesquisadora Ana Seno, autora do livro “Comunicação Evolutiva”, que dará curso baseado na obra. A autora mora do Espírito Santo e vem especialmente para participar da semana. “Comunicar-se é um ato assistencial quando você está hígido na sua intenção de querer ajudar o outro”, afirma Ana Seno.
Seno, inova trazendo o conceito dos 6 saberes comunicativos: saber ouvir, saber falar, saber ler, saber escrever, saber traduzir e saber pensenizar. Esse último, vem do conceito de “pensamento, sentimento e energia” = pensene. Durante as atividades individuais e grupais os participantes poderão ampliar a autovisão do próprio desempenho comunicativo, incluindo aspectos não-verbais e multidimensionais da comunicação.
Segundo a autora, o aluno tem a oportunidade de obter 3 benefícios comunicativos:
1. conhecer o modo de se autoexpressar pela fala e energias (autopesquisa);
2. iIdentificar os travões comunicativos pessoais (autodesrepressão);
3. manifestar-se de modo mais maduro e refletido (autoconscientização);
4. Qualificar sua interação na tarefa do esclarecimento (interassistência).
Local: o curso será no Ceaec, Rua da Cosmoética n. 1511, bairro Cognópolis, Foz do Iguaçu, informações e inscrições pelo fone 3525-2652.
Horário do curso: sábado, 22/07, das 8h30 às 19h, com intervalo de almoço; domingo, 23/07, das 8h30 às 12h.
Investimento: R$ 160,00.
* Por Nerli Vieira
