Waldo Vieira

Waldo Vieira (Monte Carmelo, 12 de abril de 1932 – Foz do Iguaçu, 2 de julho de 2015) foi um médico cirurgião-plático e especialista em cosmetologia, dentista, projetor consciente e parapsíquico, além de lexicólogo, autor de várias obras. É considerado o primeiro conscienciólogo pelo fato de ter sido o propositor da Conscienciologia e da Projeciologia.

Na juventude se radica em Uberaba, Minas Gerais, onde se gradua em Medicina e Odontologia. Quando ainda estudante (1955) conhece pessoalmente o médium Chico Xavier e juntos desenvolvem nos anos 1950-60 trabalho mediúnico em conjunto no centro espírita “Comunhão Espírita Cristã”, que fundaram em Uberaba. Posteriormente Waldo Vieira se desliga do Espiritismo para se dedicar, de modo livre e científico, à pesquisa parapsíquica.

Em 1979 lança o livro Projeções da Consciência: Diário de Experiências Fora do Corpo Humano, atraindo a atenção dos interessados na Projeciologia, para em 1981 co-fundar o “Centro da Consciência Contínua”, dedicado a pesquisa das experiências fora-do-corpo e estados alterados da consciência. Em 1986 lança o tratado Projeciologia: Panorama das Experiências da Consciência Fora do Corpo Humano, com a primeira edição de 5000 exemplares, distribuída gratuitamente entre pesquisadores e bibliotecas do país e do exterior. O tratado consiste em uma exaustiva pesquisa (mais de 1900 referências bibliográficas de 37 países) que chancela o estudo sério e científico sobre o assunto. Tal tratado fundamenta também os estudos da Projeciologia e Conscienciologia e é considerado hoje a principal obra brasileira sobre projeções da consciência. Ao longo dos anos Vieira também montou uma considerável biblioteca sobre a projeção da consciência e relacionados, incluindo milhares de referências populares e científicas na temática. Mais tarde consolida a Conscienciologia na condição de neociência com a criação do campus do CEAEC e de outras instituições conscienciocêntricas em Foz do Iguaçu, Paraná.

Em janeiro de 2000, fixou residência no Campus CEAEC onde escreveu seu mais audacioso projeto, a Enciclopédia da Conscienciologia. Paralelamente à produção da Enciclopédia, publicou 5 tratados científicos: Homo sapiens reurbanisatus (2003), Homo sapiens pacíficus (2007), Dicionário de Argumentos da Conscienciologia (2011), Dicionário de Neologismos da Conscienciologia (2014) e o Léxico de Ortopensatas (2014).

Implantou o Centro de Altos Estudos da Conscienciologia – CEAEC, dando início à constituição do Bairro Cognópolis (Cidade do Conhecimento) em Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil.

Ao doar sua biblioteca particular ao CEAEC, foi possível estruturar a Holoteca, que dispõe de um dos maiores acervos do mundo relacionado a fenômenos parapsíquicos.

No Holociclo, área especializada em Lexicografia, Waldo Vieira capacitou equipes de pesquisadores para o desenvolvimento da Enciclopédia da Conscienciologia, a qual conta atualmente com mais de 4 mil verbetes referentes ao amplo universo da consciência.

O vasto legado de Waldo Vieira é o consistente, vigoroso e inspirador conjunto de ideias concretizadas em monumentos construídos materialmente e energeticamente, prédios e espaços consolidados na criação do Bairro Cognópolis em Foz do Iguaçu, porém, sobretudo concretizadas através de obra registrada por escrito ainda para serem exploradas plenamente.